24 março 2015

HORTA

 HORTA DENTRO DE CASA !

Buscando algumas ideias de decorar, achei uma muito boa. Que tal ter uma horta dentro de casa? Cultivar uma horta em casa significa ter facilmente à mão hortaliças e temperos frescos, isso também ajuda a dar uma decoração mais fofa para o ambiente. E mesmo quem mora em apartamento tem a possibilidade de garantir essa praticidade com as hortas verticais, o problema da falta de espaço pode ser deixado de lado, e a decoração da casa fica ainda mais apetitosa.

Separei algumas imagens para inspirar :


                    Confira abaixo o passo-a-passo para a sua horta vingar.

1.  Escolha do local

As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.

2. Onde plantar?

Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.


3. Preparo do solo

Melhor comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio, aconselha o técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças. “O ideal é que a terra tenha pH 6. Se o solo for ácido demais, as plantas não vingarão”, afirma.

4. Seleção das culturas

Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos

5. Cuidados no plantio

A plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.



6. Regar e manutenção

No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.

Gostaram da dica? Curtam e compartilhem !


Texto por : Taiane Falk.
Acompanhe o Blog :  Falk Art e Decoração.

4 comentários:

  1. Olá...
    Amei as dicas e inspirações....
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas, amei as latinhas. Aqui em casa é tudo pequeno, mas espero poder mostrar daqui um tempo a minha hortinha!

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    que lindas hortinhas
    minha mãe que gosta de plantar aqui em casa
    o blog ta de cara nova
    venha conferir
    bju

    karinapinheiro.com.br

    ResponderExcluir